Conheça o Mundo da Riviera
A Riviera de São Lourenço oferece diversas opções esportivas para você se divertir com a família e amigos. Seja no tênis, corrida, golf ou hipismo, sua diversão está garantida.
Corrida na Riviera
Na praia, na ciclovia, nas ruas de areia, todos os cenários da Riviera convidam para uma corrida ou uma caminhada.
Golf
O belo campo de golfe da Riviera com 18 buracos de par 3 é aberto ao público durante todo o ano, de terça a domingo, a partir das 7hs, com saída final às 15hs. Um profissional de golfe está a disposição para aulas aos interessados.
Acesso em frente ao módulo 2, pela Av. da Orla.
Tel: (13) 3316-1606.
Importante: só poderão jogar no campo, jogadores que possuam handicap.
Hipismo
Na Sociedade Hípica de Bertioga, são oferecidos aulas de equitação clássica e passeios organizados. Os cavalos são excelentes para quem tem problemas de direcionamento, equilíbrio e postura. O Centro oferece aulas para iniciantes e os mais experientes podem usufruir do Centro de Treinamento.
Local: Módulo 25, atrás das instalações da Polícia Militar
Horário: Aberto das 08h00 às 17h00 – Informações: (13) 3313-0341 / 13 99784 0347
Tênis e Beach Tennis
Para os que preferem o tênis, O Riviera Tênis proporciona uma estrutura perfeita. São 4 quadras iluminadas de Lisonda e 3 quadras de beach tennis em uma área de 7 mil m². O espaço conta com vestiários masculino e feminino, estacionamento e, ao longo do ano, ponto de açai e salgados, oferece uma ampla programação de torneios e clínicas.
Local: módulo 18
Horário: Funcionamento diário durante a temporada das 07h00 às 22h00
Informações: (13) 3316-6952 \ 13 98140 1094 (whatsapp)
Surf
A praia da Riviera é perfeita para quem gosta de surfar. Nos finais de semana, férias e feriados, diversas escolas montam estrutura na praia e oferecem aulas aos interessados.
Desenvolvimento Sustentável
A Riviera de São Lourenço ensina na prática que é possível unir o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.
Diante de seu tamanho, a Riviera de São Lourenço gera reduzidos impactos ambientais. O empreendimento capta, trata e distribui a sua água; coleta e trata o seu esgoto. Ou seja, indices zero de poluição das águas. Os canais de drenagem estão sempre limpos e a praia sistematicamente com a Bandeira verde da Cetesb.
Através de seu sistema de gerenciamento de resíduos sólidos, coleta-se em média de 22 toneladas por mês de recicláveis, evitando-se com isto destinos a aterros sanitários. A Riviera mantém trabalhos constantes de manutenção das áreas verdes públicas, perpetuando assim, as características da flora local.
Com amplos programas de remanejamento de fauna, o empreendimento ajuda a preservar os animais que vivem na região. Com um sistema viário de rotatórias, o fluxo automotivo é facilitado, não havendo congestionamentos. Além disso, com mais de 5 km de ciclovias, incentiva-se o uso da bicicleta ao invés do carro, proporcionando menos poluição e mais saúde.
Saneamento para todos
A Riviera dispõe de um moderno sistema de captação, tratamento e distribuição de água; e um completo sistema de coleta, recalque e tratamento de esgotos; ambos servidos por uma malha subterrânea que somam mais de 118 km.
Controle Ambiental
Tolerância zero para a poluição: análises diárias são feitas no Laboratório de Controle Ambiental da Riviera para verificar a qualidade das águas do mar, dos canais de drenagem, do tratamento de água e do tratamento de esgotos.
Gestão de resíduos sólidos
A Riviera de São Lourenço mantém um dos mais bem sucedidos programas de coleta seletiva de lixo no Brasil. O programa já coletou, triou e encaminhou mais de 3,8 mil toneladas de recicláveis.
Os sistemas de água e esgoto da Riviera formam um ciclo que começa e termina no rio, sem prejuízo à natureza. A Riviera de São Lourenço ensina na prática que é possível unir o desenvolvimento econômico com a preservação do meio ambiente.
A infra estrutura de saneamento da Riviera recebeu da Sobloco uma atenção especial. O empreendimento possui um sistema completo de captação, tratamento e distribuição de água e de coleta, recalque e tratamento dos esgotos que garante a ausência absoluta de poluição no mar que banha os seus 4,5 km da praia.
Os sistemas foram projetados e implantados pela Sobloco e são operados pela Associação dos Amigos da Riviera, não acarretando qualquer ônus para os órgãos públicos.
Ciclo das Águas
O sistema de Captação, adução, tratamento e distribuição de água e coleta, recalque e tratamento de esgoto são as etapas do que se convencionou chamar de ciclo das águas.
O fornecimento contínuo de água tratada está disponível na Riviera graças a um fantástico ciclo que começa na Estação de Captação de Água, precisamente na cabeceira do Rio Itapanhaú. A água, então, percorre 4,4 quilômetros de linhas adutoras até chegar à Estação de Tratamento de Água (ETA) exclusiva da Riviera, onde é feito todo o tratamento. A ETA tem uma capacidade atual para tratar 1,2 milhão de litros por hora.
Todo o tratamento é monitorado por um laboratório dentro da própria ETA, responsável ainda pela inspeção periódica de vários pontos da rede de distribuição.
Após o tratamento, a água é distribuída para todos os imóveis da Riviera através de uma rede que mede hoje, 68,2 quilometros de extensão.
O sistema de captação, adução, tratamento e distribuição de água da Riviera foi projetado e executado pela Sobloco Construtora e sua operação está a cargo da Associação dos Amigos da Riviera, que mantém rígido contrtole sobre a qualidade da água ofertada para a população. Nunca, em 30 anos de Riviera, faltou água. A eficiência do sistema é comprovada pelo fato da população da riviera, há décadas, tomar água diretamente da torneira.
Esgotos
O esgoto coletado junto aos apartamentos, casas e estabelecimentos comerciais da Riviera de São Lourenço é enviado a uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada do outro lado da Rodovia Rio Santos, a 4 km da praia.
O sucesso do sistema de esgoto da Riviera ultrapassou as barreiras locais para se tornar referência nacional e internacional. Com inovações tecnológicas e criatividade, a Sobloco criou uma solução única no mundo, pela combinação de processos físico-químicos e biológicos, culminando com a retirada de grande parte das algas, fundamentais para o processo de digestão, mas impactantes quando lançadas ao corpo do rio. Esse sistema virou, inclusive, alvo de visitação de escolas, universidades, técnicos, professores e pesquisadores.
Desde sua concepção, o projeto foi previsto para ser executado em etapas. Para se adequar ao aumento da população e chegar ao patamar em que se encontra hoje, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) sofreu mudanças ao longo dos anos: começou com um processo biológico e, atualmente, também recebe tratamento físico-químico. A metodologia permitiu sanar a questão do alto grau de variação populacional e, como decorrência, das oscilações na produção de carga orgânica.
O projeto de saneamento da Riviera foi projetado e implantado pela Sobloco Construtora, através de profissionais especialmente contratados, e sua operação está a cargo da Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço.
Laboratório de Controle Ambiental e Projeto Aquários são equipamentos que monitoram a qualidade das águas do empreendimento
A Riviera mantém sistemas para monitorar a qualidade das águas do empreendimento – água do mar, água dos canais de drenagem, água tratada e esgoto tratado.
Amostras são coletadas regularmente e monitoradas pelo Laboratório de Controle Ambiental, planejado pela Sobloco e construído em parceria com a Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, que é responsável por sua operação. Este é o mais moderno laboratório do litoral paulista.
Inaugurado em outubro de 1994, o Laboratório tem como objetivo assegurar a potabilidade da água consumida, monitorar a qualidade dos efluentes do esgoto tratado, controlar a limpeza das águas dos canais de drenagem e verificar a balneabilidade do mar.
Os exames, que se dividem em físico-químicos e bactereológicos, são realizados semanalmente (exceto o da água potável, feito diariamente), de acordo com os padrões estabelecidos pela Cetesb. Os testes são feitos com amostras coletadas na Estação de Tratamento de Esgotos, nos canais de drenagem (para detectar possíveis ligações clandestinas de esgoto), na Estação de Tratamento de Água e no próprio mar.
A constante classificação de “excelente” registrada nos boletins elaborados semanalmente pela Cetesb para a Praia de São Lourenço atesta as ótimas condições de balneabilidade no trecho de 4,5 km da praia da Riviera.
A Riviera mantém um dos mais bem sucedidos programas de gerenciamento de resíduos sólidos do país
Selecionar o lixo para a reciclagem é hoje uma prática comum em várias cidades brasileiras, mas em 1992, quando a Sobloco implantou o seu pioneiro Programa de Gerenciamento de Resíduos da Riviera, poucos sabiam o que isso significava e porque deveria ser feito.
Todos os dias, materiais recicláveis como papel, vidro, metal e plástico, previamente selecionados pelos moradores em casa são recolhidos e levados para uma Central de Triagem. Alí os materiais são selecionados e organizados para venda. A renda resultante é revertida para os projetos sociais da Fundação 10 de Agosto, entidade instalada na Riviera que leva, há 27 anos, cultura e educação para a população carente de Bertioga.
O programa de gerenciamento de resíduos da Riviera é hoje totalmente operacionalizado pela Associação dos Amigos da Riviera. Já coletou e destinou mais de 7 mil toneladas de recicláveis e foi considerado como uma das melhores experiências brasileiras no campo da coleta seletiva de lixo pela Universidade Federal Fluminense – UFF/CIRS.
Os resíduos coletados, perigosos ou não, são triados, armazenados na Central de Triagem da Riviera e devidamente destinados.
Os resíduos das podas são triturados, e encaminhados para compostagem.
Os resíduos perigosos são destinados para empresas especializadas neste tipo de reciclagem.
Atualmente, a coleta atinge um volume médio mensal de 22 toneladas.
Desde seu início, o Programa coletou mais de 7,3 mil toneladas de lixo, as seguintes quantidades de resíduos:
Papel e papelão: 3,28 mil toneladas;
Alumínio: 104,7 toneladas;
Ferro: 599 toneladas;
Plástico e Pet: 812 toneladas;
Vidro: 2,5 mil toneladas.
Total: 7.305 mil toneladas
Gerenciamento de resíduos na construção civil
O programa de gerenciamento de resíduos da construção civil desenvolvido pela Sobloco em suas obras na Riviera, lhe renderam o Premio Máster Imobiliário de 2005. Com uma iniciativa inédita e se antecipando à resolução Conama 307, a Sobloco vem, desde então, realizando em suas obras de prédios na Riviera, um trabalho de coleta, separação e destinação de resíduos, evitando que materiais sejam destinados para locais impróprios. Até agora, o programa já evitou que mais de 15 mil toneladas de resíduos de obras, fossem encaminhadas para aterros ou outro locais desconhecidos.
A Riviera ensina na prática que é possível unir desenvolvimento econômico com alto respeito ao meio ambiente!
As áreas verdes e institucionais da Riviera somam 2.600.000 m², o equivalente a soma dos parques: Ibirapuera (1.584.000 m2), Povo (112.000 m2), Burle Marx (138.000 m2) e Villa Lobos (732.000 m2) em São Paulo. Na Riviera o índice de áreas verdes e institucionais da área total do empreendimento chegam quase a 30%.
Não inclui-se nesta conta, compensação feita pela Riviera para sua urbanização, de mais 2 milhões de m2, que permanecerão como reserva legal.
A Riviera de São Lourenço, desde sua concepção, privilegiou o conceito da sustentabilidade. Ou seja, crescimento econômico, com justiça social e responsabilidade ambiental. Já em 1980, foi implantado em uma área de 20 mil m2, um viveiro de mudas para se manter a memória botânica da região. Este viveiro chegou a abrigar mais de 70 mil mudas, que foram plantadas nos jardins, alamedas, passeios e praças da Riviera. Naquela época, a fauna também recebeu tratamento cuidadoso, com a edição de um Manual de convivência da Flora e Fauna da região.
Nos anos 1990 o Viveiro central foi desativado dando espaço para a implantação de viveiros menores localizados próximos às áreas em urbanização. Para cada área a ser urbanizada é realizado um amplo programa de manejo de fauna e flora, com a translocação da fauna para área localizada do outro lado da Rod. Rio Santos e com a coleta e cultivo das mudas nativas de forma a manter a memória botânica local.
Em 2000 o empreendimento teve seu sistema de gestão ambiental, certificado pela norma ISO 14001. Um fato inédito e altamente positivo para o projeto. Incluem-se neste sistema, todas as operações de água, esgoto, laboratório de controle ambiental, gerenciamento de resíduos, inclusive da construção, programas de educação ambiental nas escolas de Bertioga, entre outros trabalhos. Na verdade, esta certificação única, garante aos moradores da Riviera a perpetuidade dos trabalhos em defesa do meio ambiente e também de suas características urbanísticas.
Para orientar a conduta de todos aqueles que freqüentam a Riviera, a Sobloco e a Associação dos Amigos, instituíram uma política ambiental para o empreendimento.
A Riviera implantou o maior projeto de manejo de fauna e flora jamais executados no país.
A Riviera empreende um projeto pioneiro no que diz respeito à preservação de espécies animais e vegetais da região. O projeto de manejo da flora e fauna da Riviera, iniciado em 2005, visa compensar com sobras as implicações resultantes da construção de novos módulos do empreendimento. A iniciativa atende integralmente a legislação mais atual e que mais bem protege os ecossistemas da região, a Lei da Mata Atlântica. Esta empreitada conta com o trabalho e o apoio de mais de uma centena de cientistas.
O projeto provê a preservação completa da fauna e da flora afetadas pela construção dos novos módulos da Riviera. Além das compensações de praxe, que envolvem o plantio de um determinado número de mudas e a manutenção de áreas verdes remanescentes, a Riviera implantou o maior projeto de manejo de fauna e flora jamais executados no país. Mais de uma centena de profissionais envolvendo disciplinas como biologia, engenharia, botânica, veterinária, geologia, agronomia, sistemas computadorizados e outros, estão envolvidos com o processo de trato com a fauna e flora da Riviera. Esta é uma experiência ambientalista única em nosso país.
O manejo da fauna envolve desde a busca-ativa, translocação dos animais para a área autorizada, biometria e marcação, soltura e monitoramento. Desde 2005, o trabalho já envolveu mais de 150 mil espécimes, entre répteis, aves, aracnídeos, mamíferos e anfíbios. Todos eles receberam biometria, foram devidamente catalogados e chipados. O projeto prevê o monitoramento dos animais por oito anos, para garantir a adaptação deles ao novo terreno. Todo o trabalho é acompanhado pelos órgãos oficiais.
Já o manejo da flora abrange o resgate de mudas, resgate de bromélias e orquídeas, enriquecimento de áreas verdes, e o transplante de espécies de médio porte, e o envio de mudas para viveiros implantados na Riviera que mantém a memória botânica da região. Após a germinação e desenvolvimento das mudas nos viveiros, elas são destinadas ao plantio para recomposição e adensamento das áreas verdes, que passam a ser monitoradas pelo período de 24 meses.
O projeto de manejo da Riviera tem dimensões robustas. Para se ter uma idéia, nos últimos 10 anos foram plantadas na Riviera mais de 200 mil mudas de espécies nativas diversas, sendo 200 mil mudas de palmito juçara – Euterpe edullis. Sem contar a relocação de epífitas (que são bromélias e orquídeas).
Sem dúvida, em áreas urbanas, é o maior projeto de manejo de flora e fauna em andamento no nosso país. São mais de uma centena de profissionais de alto nível técnico envolvidos nestes trabalhos, que produzem há vários anos informações preciosas para a academia.
Conheça o programa Clorofila
O Programa Clorofila de Educação Ambiental realizado pela Sobloco/Riviera em Bertioga completa 25 anos de atividades ininterruptas. Mais de 16 mil estudantes já foram impactados pelas atividades do programa que possui um amplo leque de frentes de trabalho e o envolvimento direto dos educadores do município.
Os números do Programa são robustos: em 25 anos de atividades, o Programa já realizou 25 concursos com temas ambientais, os quais receberam a inscrição de mais de 350 projetos, 63 Feiras escolares de Meio Ambiente, a formação de 41 Comissões de Meio Ambiente formadas por alunos do ensino médio para a implantação de projetos dentro da escola, a realização de 15 cursos de formação de professores com 633 profissionais, 11 cursos de formação para alunos envolvendo 1.167 estudantes, 17 cursos para pais de alunos e comunidade atendendo 781 pessoas, o plantio e manutenção de 22 hortas nas dependências das escolas, 34 paradas ecológicas envolvendo mais de 11 mil participantes, além de uma infinidade de reuniões de planejamento junto com os educadores, pais e alunos.
Fundação 10 de agosto
A Fundação 10 de Agosto é uma entidade civil, de direito privado, sem fins lucrativos, constituída em 1993, com autonomia patrimonial, financeira e administrativa. Funcionando como braço social da Riviera, a entidade tem como visão para sua existência proporcionar educação e qualificação profissional para a população de Bertioga, de forma que cada indivíduo possa conquistar melhores condições de vida e de trabalho, crescendo como pessoa e como cidadão.
Conheça algumas de suas frentes de trabalho:
- Cursos de instrumentos musicais para jovens e crianças
- Manutenção da Orquestra Juvenil da Fundação e bandas F10 e FPlay
- Cursos de capacitação profissional – informatica, manutenção de piscinas, elétrica, hidráulica, panificação, cozinha, corte e costura, zeladoria
- Campanha Abra Seu Coração – para apoio às familias em vulnerabilidade social
- Atividades de convivência com jovens – excursões, visitas à museus, recreação, eventos de convívio, palestras e outros
A entidade atende em média 900 pessoas por ano em seus vários cursos. Todos gratuitos.
Faça parte dessa iniciativa. Estamos trabalhando para a edificação do ser humano.
Riviera Sempre Linda
Por trás do cenário sempre lindo da Riviera existe o enorme trabalho de manutenção das ruas, calçadas e jardins, podas, limpeza dos canais e da praia, e muito mais. Tudo isso é feito pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço
Gerenciamento de resíduos
A Associação dos Amigos faz a coleta e triagem dos resíduos sólidos da Riviera. São 22 toneladas de resíduos por mês que são coletados, triados e encaminhados corretamente.
Segurança
A Associação dos Amigos auxilia o Poder Público na segurança da Riviera, 24 horas por dia.
Tudo é Água
O setor de saneamento da Associação é responsável pela manutenção e operação dos sistemas de água e esgoto da Riviera.
Quando entramos na Riviera, percebemos de cara que estamos em um local diferente. Qual o segredo? A resposta é muito planejamento e uma gestão ambiental primorosa.
A administração dos serviços urbanos é feita pela Associação dos Amigos da Riviera de São Lourenço, uma entidade sem fins lucrativos, que funciona através da contribuição de todos os proprietários. Ela é responsável pela gestão do dia a dia do empreendimento: manutenção e operação dos sistemas de água e esgotos da Riviera, manutenção das vias, poda de árvores, coleta seletiva, limpeza da praia, salva vidas, análises de controle ambiental, campanhas de combate à dengue, fiscalização às obras para obediência às restrições urbanísticas do empreendimento e tudo o que envolve o bem-estar comum.
A Associação dos Amigos trabalha com gestão profissionalizada e em parceria com a Prefeitura e concessionárias de serviços públicos. Hoje conta com mais de 500 funcionários registrados, entre engenheiros, arquitetos, biólogos, técnicos, administradores entre outros, que diariamente percorrem o empreendimento fiscalizando e cuidando de seus equipamentos urbanos. A eficiência desta gestão ambiental pode ser demonstrada pela certificação ISO 14001, a primeira no mundo a ser concedida para um bairro/cidade.
Fale com a Associação
A Associação possui um serviço de atendimento ao público da Riviera, e seu responsável é o Sr. Sylvio Lagreca Neto.
O serviço está disponivel aos associados às sextas, sábados e segundas feiras, ou pelo email ouvidoria@rivierasl.com.br
Tel: (13) 3319-5000
Canal exclusivo para proprietários de imóveis da Riviera
A Associação dos Amigos da Riviera disponibiliza um novo canal exclusivo para os proprietários de imóveis da Riviera. Para acessar você deve se cadastrar.
Neste novo canal exclusivo e de interação com os associados, proprietários de imóveis na Riviera, são disponibilizadas informações diversas colocando-os a par dos serviços, obras , melhorias dos equipamentos urbanos e outras atividades desempenhadas pela Associação dos Amigos, para a conservação e qualidade de vida na Riviera.
Para o primeiro acesso, o associado deve realizar seu cadastro. Para os proprietários de apartamentos, caso o cadastro não esteja atualizado na AARSL pelas administradoras de condomínios, é necessário contatar a administradora do prédio, e autorizar que nos forneçam e atualizem os dados.
Na área restrita aos associados é possível fazer solicitação de 2ª via de boletos de pagamentos, e contatar a ouvidoria para solicitações, sugestões e críticas.
O site está publicado nos seguintes domínios: www.associacaoamigosdariviera.com.br e www.aarsl.com.br, podendo ser acessado também por dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Fonte: https://www.rivieradesaolourenco.com